quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ISSO AÍ, MEU IRMÃO

Por uma coincidência incrível, dois programas de grande audiência da tevê brasileira tem relação com minha obra literária. Estou falando, obviamente, do Big Brother, inspirado no livro 1984 e do A Fazenda, que lembra muito meu outro livro, Revolução dos Bichos. Só que nesse segundo caso, o dono da fazenda é pastor e os porcos são representados por antas.


Quero dizer que não acredito que os programas de tevê precisem ter conteúdo edificante ou que tenham de colaborar com a formação cultural das plateias. Tevê, em especial, é feita pra divertir. Quer cultura? Então vai pra biblioteca e leia em silêncio, por favor. Gosto de Big Brother e tenho muito orgulho de ter escrito 1984, livro que inspirou e deu origem ao nome do programa. Adoro paredão e sou daqueles que gastam todos os créditos do pré-pago para participar das votações de eliminação.


E digo mais. O programa é até respeitoso com 1984. Vejamos isso nos pormenores. No livro, o Estado mantinha o controle do pensamento dos cidadãos através de vários meios, entre eles, a manipulação da língua. Para tanto, os especialistas do Ministério da Verdade criam a novilíngua, uma outra língua ainda em construção que, quando estivesse completa, impediria a expressão de qualquer opinião divergente do regime.


De certa forma isso acontece no BBB. Os participantes falam uma outra espécie de português que os impede de expressar qualquer coisa. Já reparou como uma das funções do Bial é traduzir os participantes?


Basicamente, em 1984, eu mostrava como uma sociedade oligárquica e coletivista é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela. O personagem principal, Winston Smith, um homem com uma vida insignificante, só que sem um corpo esculpido na academia, recebe a tarefa de perpetuar a propaganda do regime.


No BBB também temos personagens com vidas insignificantes. A sociedade brasileira continua oligárquica. O coletivista fica por conta da audiência e das redes sociais. E cada participante é um divulgador do regime. Do capitalista e das baixas calorias.


Bom, um pouco de adaptação toda obra tem de sofrer quando muda de plataforma. Mas quer mais reverência a 1984 do que isso?

19 comentários:

  1. Eu voto pro Orwell ficar.

    ResponderExcluir
  2. Se for pra fazer um paralelo, se no original o nosso "herói" Wiston Smith diz ao final "Eu amo o Grande Irmão" nesta versão dia "Que Grande Irmão?"

    ResponderExcluir
  3. Hummm, seria relevante comentar que neste ano teremos o último BB no UK?

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti ao filme, já baixei o livro, mas não lí até agora, porém posso crêr que a vida dos trabalhadores dentro de grandes empresas é muito semelhante à mostrada no filme, não existe qualquer liberdade de ação ou pensamento. É frustante ver a ascenção do SERRA, sem qualquer mérito, caráter ou outro valor ocidental, sem qualquer crítica dos meios de comunicação que o promovem. Espero que os pobres do Brasil reconheçam os avanços dos últimos 7 anos e mantenham nosso ritmo de crescimento pelo menos até 2022.

    ResponderExcluir
  5. Tu é o líder da semana, meu rei!

    ResponderExcluir
  6. Eu já li esses dois grandes livros, 1984 e Revolução dos Bichos. Os dois foram significativos na formação de minha criticidade em relação aos programas de tv citados nesse blog.
    Estudo Economia e vejo a confirmação dos valores capitalistas pelos participantes, apresentadores e platéia. Compreendo as semelhanças entre os livros e tais realities shows.
    Com livros tão críticos da organização humana relativamente à produtividade não consigo conceber que o grande George Orwell iria estar votando nas eliminações de BBB. Na verdade não acredito que o faria, pois com sua consciência crítica acredito que ele estaria envergonhado da programação da televisão brasileira, que ao contrário de televisões abertas internacionais como a Alemã, Suiça e Francesa, não promove a cultura, não desenvolve o intelecto nem tem programas educativos o suficiente que façam os telespectadores perceberem que o sistema de produção vigente é repleto de falhas, exclusões e atrocidades, assim como ele mostrou de forma criativa em seus livros. Votar nas eliminações seria, portanto, uma contradição.
    Atenciosamente,
    Débora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orwell votaria noparedão do BBB da mesma forma que a Beauvoir assistiria Sex and the City... é piada fia!

      Excluir
    2. É difícil pra ela entender, né?

      Excluir
  7. Você teve sorte não é toda adaptção que vira sucesso, virando saga e tudo mais.

    ResponderExcluir
  8. Débora: você não entendeu a piada, querida?

    ResponderExcluir
  9. Definitivamente, Ela NÃO entendeu a piada!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a piada! Muito criatívo!

    ResponderExcluir
  11. E olha só que mente pobre, eles só pensaram na semalhança com as Câmeras! hahahaha

    ResponderExcluir
  12. Muito bom. Bom gosto e criatividade.

    ResponderExcluir
  13. A Débora não compreendeu a brincadeira.Parece que a formação dela lhe tirou o senso de humor ou, ela está sob a vigilia do grande irmão!

    ResponderExcluir
  14. Ai debora, uma pista: Mas quer mais reverência a 1984 do que isso?

    ResponderExcluir
  15. Brasil não é Oligarquia, não.
    Nosso Brasilzão tá mais pra Cleptocracia.

    ResponderExcluir